A inferência significa tirar conclusões a partir de dados amostrais, e com isso temos resultados sobre a população de interesse. Em uma distribuição de probabilidades de uma variável, é possível calcular a probabilidade de ocorrer determinado resultado dessa variável, e essa forma de raciocínio, que procede do geral para o especifico, é chamado de raciocino dedutivo.
Na inferência estatística, utiliza-se uma forma de raciocínio que é chamado de indução, e ao contrario de uma distribuição de probabilidade, essa logica e feita do particular para o geral, e ela tem como objetivo de ampliar o conhecimento dos resultados de um conjunto amostral.
Em muitas situações precisamos separar uma amostra para aplicar o resultado dela em toda uma população, e investigar a diferença na frequência de uma distribuição, umas das formas de testar essa diferença é através do teste de hipóteses, mas para fazemos isso é necessário lembrar o que é uma distribuição de probabilidades.
Distribuição de probabilidade tem como papel importante tomar decisões por meio da inferência estatística , e em uma amostra o valor sempre vai deferir do verdadeiro resultado de uma população, e por isso precisamos decidir se essa diferença é real ou pelo acaso.
Um dos tipos de distribuição é a binomial, e nela é possível dois valores, que no caso um seria o sucesso e o outro o fracasso, e a curva de probabilidade binomial possui dois parâmetros: " a probabilidade de ocorrer o evento de interesse e o tamanho da amostra".
Palavras-Chave: Hipótese - Probabilidade - Inferência - Distribuição
Alguns pontos a serem melhorados, mas é válida a publicação.
ResponderExcluir