Pular para o conteúdo principal

Resumo

Zanetta, Dirce Maria Trevisan. Conceitos básicos de inferência estatística: apostila. São Paulo: USP/UNIVESP, s/d. Disponível em http://midia.atp.usp.br/plc/plc0503/impressos/plc0503 02.pdf. Acesso em 12 de abr 2017.


A inferência estatística usa métodos estatísticos em dados de amostras para ter conclusões de uma população, falando sobre ela ou testando hipóteses na mesma. O raciocínio usado para isso é o indutivo, que consiste em raciocinar e pesquisar uma amostra para tirar conclusões de um todo, que é a população.
As distribuições de probabilidade e suas características auxiliam a tomada de decisões por meio da inferência estatística. Toda vez que um experimento for realizado, os resultados vão ser diferentes. Então, ao comparar resultados obtidos em dois grupos, é preciso decidir se a diferença observada entre os resultados de cada grupo ocorrer pelo acaso ou é real.
Outro tipo de distribuição de probabilidade é a distribuição binomial, que possui dois parâmetros: o de ocorrer o evento de intervalo e o tamanho da amostra, que significa o numero de testes a serem realizados.


Palavras Chave: Interferência estatística; probabilidade; amostra; distribuição.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

IGNÁCIO, Sérgio Aparecido. Importância da Estatística para o Processo de Conhecimento e Tomada de Decisões. Revista Paranaense de Desenvolvimento: NOTA técnica IPARDES, Curitiba, v. 6, p.1-17, out. 2010.

                                                                                                                        Por:                                         Anilva Lopes        Bacharela...

Resumo: Conceitos Básicos de Inferência Estatística

Conceitos Básicos de Inferência Estatística  Zanetta, Dirce Maria Trevisan. Conceitos básicos de inferência estatística: apostila. São Paulo: USP/UNIVESP, s/d. Disponível em:  http://midia.atp.usp.br/plc/plc0503 /impressos/plc0503_02.pdf . Acesso em: 12 abr. 2017.  “Para entender esses conceitos, (de precisão, exatidão, de erro sistemático e aleatório) foi feita a analogia sobre efeitos desses tipos de erros com os resultados de um atirador tentando acertas o alvo.” Sendo assim a inferência estatística está ligada a todos os dados coletados para análises e distribuição de probabilidades que possam ocorrer no estudo selecionado. No entanto, para cada tipo de amostra de uma população são selecionados casos aleatórios para determinado resultado dessa variável. Dadas as informações, “Veja que o raciocínio indutivo tem por objetivo ampliar o conhecimento se as conclusões feitas para os resultados da amostra estiverem corretas”. Assim, a estatística tem seus recurso...

RESENHA - IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA PARA O PROCESSO DE CONHECIMENTO E TOMADA DE DECISÃO.

              RESENHA                APARECIDO IGNÁCIO, S. Importância da estatística para o processo de conhecimento e tomada de decisão. Curitiba: 2010. Por: Bruna Freitas, Kerolene Moraes e Millena Almeida        Sérgio Aparecido Ignácio é professor de Bioestatística da PUC PR, mestre em Economia Aplicada, especialista em Processamento de dados e especialista em Engenharia de Produção. Já publicou diversas obras, dentre elas o artigo “Importância da estatística para o processo de conhecimento e tomada de decisão”, que tem o propósito divulgar que o volume de informações produzidas pelo mundo moderno precisa ser analisado de forma consistente e de confiança, usando a técnica de análise de dados.          O artigo relata toda a história da Estatística desde o seu princípio até os tempos modernos. Destaca...