Zanetta, Dirce Maria Trevisan. Conceitos básicos de inferência estatística: apostila. São Paulo: USP/UNIVESP, s/d. Disponível em http://midia.atp.usp.br/plc/plc0503/impressos/plc0503 02.pdf. Acesso em 12 de abr 2017.
A inferência estatística usa métodos estatísticos em dados de amostras para ter conclusões de uma população, falando sobre ela ou testando hipóteses na mesma. O raciocínio usado para isso é o indutivo, que consiste em raciocinar e pesquisar uma amostra para tirar conclusões de um todo, que é a população.
As distribuições de probabilidade e suas características auxiliam a tomada de decisões por meio da inferência estatística. Toda vez que um experimento for realizado, os resultados vão ser diferentes. Então, ao comparar resultados obtidos em dois grupos, é preciso decidir se a diferença observada entre os resultados de cada grupo ocorrer pelo acaso ou é real.
Outro tipo de distribuição de probabilidade é a distribuição binomial, que possui dois parâmetros: o de ocorrer o evento de intervalo e o tamanho da amostra, que significa o numero de testes a serem realizados.
Palavras Chave: Interferência estatística; probabilidade; amostra; distribuição.
Ótimo trabalho, Kerolene! Muito bom!
ResponderExcluir