Zanetta, Dirce Maria Trevisan. Conceitos básicos de Inferência Estatística: apostila. São Paulo: USP/UNIVESP, s/d. Disponível em http://midia.atp.usp.br/plc/plc0503/impressos/plc0503_02.pdf . Acesso em 12 de abr 2017.
Conceitos Básicos de Inferência Estatística
Inferência Estatística é o processo de tirar conclusões a partir de dados, o qual usa o método estatístico em dados amostrais e extrai conclusões sobre o todo, ou seja, "a população", seja descrevendo-a ou testando hipóteses, através da forma indutiva.
A indução, raciocínio usado na inferência estatística, parte do principio segundo o qual o raciocínio é feito do particular para o geral. A mesma tem por objetivo ampliar o conhecimento, se assim estiverem corretas as conclusões obtidas para resultados finais da amostra, na qual usamos o teste de hipóteses.
O teste de hipóteses serve para dar significado nas diferenças entre os grupos. Há vários padrões de distribuição de probabilidades, porém cada uma depende do tipo de variável que consta na pesquisa. As distribuições de probabilidades e suas características "ajudam muito no auxílio de decisões por meio da inferência estatística".
Um dos tipos de distribuição de probabilidades é a distribuição binomial, que é realizada a partir de dois valores, cuja curva de probabilidades é dada por dois parâmetros: a chamada probabilidade de ocorrer o evento da amostra e o tamanho dela.
PALAVRAS- CHAVE: Inferência estatística, indução, distribuições.
Bruna, bom resumo. Parabéns!
ResponderExcluir